Objetivo Geral
Proporcionar à criança condições de ampliação de suas experiências, partindo do seu saber,dando-lhe oportunidade de compreensão do mundo em que vive.Objetivos específicos.Linguagem oral e escrita: possibilitar condições para que os alunos aperfeiçoem sua comunicação e expressão em diversas formas e vários gêneros.
Matemática: possibilitar os conhecimentos bascos da matemática como ferramentas necessárias ao seu cotidiano.
Identidade e Autonomia: ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança,identificando cada vez mais sua limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas.
Movimento: possibilitar o desenvolvimento das capacidades expressivas e instrumentais do movimento buscando apropriação corporal pelas crianças de forma que possam agir com d=cada vez mais intencionalidade.
Música: explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.
Artes Visuais: interessar-se pelas próprias produções, pelas de outros crianças e pelas diversas obras artísticas.
Natureza e Sociedade: interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias.
"Ninguém escapa da Educação, todos os dias misturamos a vida com educação.
A educação existe onde não há escola e por toda parte pode haver redes e estruturas sociais de
transferências de saber de uma geração para outra, onde ainda não foi sequer criada a sombra de algum modelo de ensino formal Porque a educação aprende com o homem a continuar a trabalho da vida instalado dentro de um domínio humano de trocas. Mas, a seu modo, ela continua no homem o trabalho da natureza de fazê-lo evoluir, de torná-lo mais humano. "
(Carlos Rodrigues Brandão)
Identificação da Escola Escola Municipal de Educação Infantil "Maria Santana"
Endereço: Avenida Pio de MeiraN°88, Vilanova.
Município: Manhuaçu
CEP: 36.900.000
Nível de Ensino: Educação Infantil - Pré Escolar
Coordenador: Luciane de Souza Campos
Professores: 12
Monitora: 01
Servente Escolar: 04
Turno de funcionamento:
* Matutino e Vespertino
Apresentação
A Escola "Maria Santana" tem como base nesta proposta, estimular o exercício da cidadania e fortalecer os mecanismos de participação da sociedade numa luta pela educação com autonomia de Educador objetivando o desenvolvimento integral do Educando e sua ação no mundo. Sabendo-se que a Escola é uma Instituição Social que agrupa indivíduos no seu interior e seu papel é bem definido, esta proposta se articula de maneira a atender as diversas falas à expressão da singularidade - educador e educando - tendo como eixo de referência a discussão pedagógica como contribuição para pensar a lógica do social enquanto expressão de política educacional estruturada na lógica do "aprender".
Esta proposta implica ainda considerar a importância da iniciação do educando no processo escolar, no sentido de ocupar seu lugar na sociedade.
A Escola Municipal "Maria Santana", diante do compromisso expresso de oferecer uma educação de qualidade apresenta sua Proposta Política Pedagógica firmado em bases teóricas, diretrizes e práticas nela fundamentadas, bem com os aspectos que viabilizam a sua concretização.
Esta proposta implica ainda considerar a importância da iniciação do educando no processo escolar, no sentido de ocupar seu lugar na sociedade.
A Escola Municipal "Maria Santana", diante do compromisso expresso de oferecer uma educação de qualidade apresenta sua Proposta Política Pedagógica firmado em bases teóricas, diretrizes e práticas nela fundamentadas, bem com os aspectos que viabilizam a sua concretização.
"Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que manobra, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que se recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, se advinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida". Paulo Freire
O sucesso de um projeto depende fundamentalmente da capacidade dos atores envolvidos se apropriarem dos seus princípios, diretrizes e programas, concretizando os em seu.
Introdução
Como a democracia é a base de toda sociedade, a proposta Político Pedagógica da Escola Municipal Maria Santana, vem de encontro aos anseios e expectativas da comunidade buscando envolver todos aqueles que têm a Educação como a pedra fundamental para uma formação contínua da criança, alicerçada, como tem sido até agora na observação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e nas leis Federais que regem o sistema de ensino.
Esta é uma proposta elaborada com a contribuição integrada dos profissionais da educação comunidade e organismos oficiais.
O maior interesse ao se fazer esta proposta é organizar e criar condições para que a criança construa conhecimentos sobre conteúdos e valores permitindo-lhes concretizar seu avanço através de ações reais, usando para isso, atividades integradas, relacionadas entre si e nas
diferentes áreas de estudo visando os diversos níveis alcançados pela criança, lembrando-se, que em nossa comunidade/sociedade há uma enorme variedade de formas culturais, pois esta é formada de grupos sociais distintos.
Procurando atender e abranger todos esses grupos sociais é que foi elaborado este documento, ressaltando o principal papel da Escola e de seus educadores que é em síntese estabelecer relações, fazer pensar e refletir, levantar e confrontar hipóteses, além de oportunizar a interação dos grupos, compreender a realidade, desenvolver na criança capacidades e habilidades para atuar no meio em que vive.
Com o adento das Leis Federais 11.274 de 06/02/06
e 11.494 de 20/06/07, parecer 284/06 de 28/03/06 e parecer
80/07 do CEE/MG esta proposta busca o fortalecimento e para
a construção da sua identidade e autonomia.
Com o adento das Leis Federais 11.274 de 06/02/06
e 11.494 de 20/06/07, parecer 284/06 de 28/03/06 e parecer
80/07 do CEE/MG esta proposta busca o fortalecimento e para
a construção da sua identidade e autonomia.
Justificativa
Este processo visa poder alicerçar o conceito e a prática da cidadania e da solidariedade que
sustentam os valores éticos e morais defendidos e ao mesmo tempo, exigidos, pela sociedade na formação do caráter do indivíduo.
Não há dúvidas de que a Educação tem tido grande contribuição nessa formação e por meio dela as crianças aprendem desde cedo, princípios básicos de fundamental importância para sua vivência e convivência com o outro o que tende a provocar um amadurecimento psíquico e social estimulando-a a interagir no meio em que vive.
Com todos os desafios sociais aos quais estamos sujeitos é imprescindível incentivar as crianças a serem críticas e criativas, participando ativamente das variadas situações do dia-a-dia.
Missão da Escola
A Escola Municipal Maria Santana tem como missão utilizar critérios racionais quanto a organização de ações a serem desenvolvidas visando chegar ao objetivo de aprofundar conceitos articulando com o corpo docente, pais e comunidade, a interação com
nossos alunos no processo de construção do conhecimento e valores.
A principal missão é colocar em prática o que se quer fazer e o que se pode fazer em função da
criança com a qual se trabalha, estimulando-a descobrir suas potencialidades e habilidades.
A Educação segundo a LDB (Lei 9394/1996), tem como finalidade "O desenvolvimento Integral da Criança...", sendo assim faz-se necessário que todos os atos normativos do sistema de ensino e as ações a ele interligadas sejam cumpridos, visando o bem estar e aprendizagem da criança, que é o objetivo maior nesse processo.
Diagnóstico
A Escola Municipal "Maria Santana", localizada na Sede do Distrito de Vilanova, neste município, atende uma clientela de baixa renda, filhos de bóias-frias, meeiros e desempregados que em alguns casos, tem como única refeição, a merenda escolar.
Seu corpo docente é constituído por professores habilitados, graduados e pós-graduados, com habilidades inerentes à função.
O prédio locado, devidamente adaptado, encontra-se mobiliado adequadamente, com equipamentos e materiais necessários.
Nota-se uma melhoria na qualidade do ensino bem como da aprendizagem com a separação das turmas para este prédio.
As maiores dificuldades encontradas são a falta de assistência dos pais, ou seja, pouca participação na vida escolar dos filhos, carência de materiais, afetivos e sociais.
O ano escolar 2007 foi iniciado com 206 alunos, houve transferência por motivo de habitação, poucas evasões, mas recebemos outros alunos.
Podemos concluir afirmando que temos uma escola alegre, com qualidade e dinamismo para os dias atuais.
O prédio locado, devidamente adaptado, encontra-se mobiliado adequadamente, com equipamentos e materiais necessários.
Nota-se uma melhoria na qualidade do ensino bem como da aprendizagem com a separação das turmas para este prédio.
As maiores dificuldades encontradas são a falta de assistência dos pais, ou seja, pouca participação na vida escolar dos filhos, carência de materiais, afetivos e sociais.
O ano escolar 2007 foi iniciado com 206 alunos, houve transferência por motivo de habitação, poucas evasões, mas recebemos outros alunos.
Podemos concluir afirmando que temos uma escola alegre, com qualidade e dinamismo para os dias atuais.