sexta-feira, 17 de julho de 2009

EDUCAÇÃO INFANTIL

Objetivo Geral
Proporcionar à criança condições de ampliação de suas experiências, partindo do seu saber,dando-lhe oportunidade de compreensão do mundo em que vive.Objetivos específicos.Linguagem oral e escrita: possibilitar condições para que os alunos aperfeiçoem sua comunicação e expressão em diversas formas e vários gêneros.
Matemática: possibilitar os conhecimentos bascos da matemática como ferramentas necessárias ao seu cotidiano.
Identidade e Autonomia: ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança,identificando cada vez mais sua limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas.
Movimento: possibilitar o desenvolvimento das capacidades expressivas e instrumentais do movimento buscando apropriação corporal pelas crianças de forma que possam agir com d=cada vez mais intencionalidade.
Música: explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.
Artes Visuais: interessar-se pelas próprias produções, pelas de outros crianças e pelas diversas obras artísticas.
Natureza e Sociedade: interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias.

"Ninguém escapa da Educação, todos os dias misturamos a vida com educação.
A educação existe onde não há escola e por toda parte pode haver redes e estruturas sociais de
transferências de saber de uma geração para outra, onde ainda não foi sequer criada a sombra de algum modelo de ensino formal Porque a educação aprende com o homem a continuar a trabalho da vida instalado dentro de um domínio humano de trocas. Mas, a seu modo, ela continua no homem o trabalho da natureza de fazê-lo evoluir, de torná-lo mais humano. "
(Carlos Rodrigues Brandão)

Identificação da Escola Escola Municipal de Educação Infantil "Maria Santana"
Endereço: Avenida Pio de MeiraN°88, Vilanova.
Município: Manhuaçu
CEP: 36.900.000
Nível de Ensino: Educação Infantil - Pré Escolar
Coordenador: Luciane de Souza Campos
Professores: 12
Monitora: 01
Servente Escolar: 04
Turno de funcionamento:
* Matutino e Vespertino

Apresentação
A Escola "Maria Santana" tem como base nesta proposta, estimular o exercício da cidadania e fortalecer os mecanismos de participação da sociedade numa luta pela educação com autonomia de Educador objetivando o desenvolvimento integral do Educando e sua ação no mundo. Sabendo-se que a Escola é uma Instituição Social que agrupa indivíduos no seu interior e seu papel é bem definido, esta proposta se articula de maneira a atender as diversas falas à expressão da singularidade - educador e educando - tendo como eixo de referência a discussão pedagógica como contribuição para pensar a lógica do social enquanto expressão de política educacional estruturada na lógica do "aprender".
Esta proposta implica ainda considerar a importância da iniciação do educando no processo escolar, no sentido de ocupar seu lugar na sociedade.
A Escola Municipal "Maria Santana", diante do compromisso expresso de oferecer uma educação de qualidade apresenta sua Proposta Política Pedagógica firmado em bases teóricas, diretrizes e práticas nela fundamentadas, bem com os aspectos que viabilizam a sua concretização.
"Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que manobra, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que se recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se atua, em que se cria, em que se fala, em que se ama, se advinha, a escola que apaixonadamente diz sim a vida". Paulo Freire
O sucesso de um projeto depende fundamentalmente da capacidade dos atores envolvidos se apropriarem dos seus princípios, diretrizes e programas, concretizando os em seu.

Introdução
Como a democracia é a base de toda sociedade, a proposta Político Pedagógica da Escola Municipal Maria Santana, vem de encontro aos anseios e expectativas da comunidade buscando envolver todos aqueles que têm a Educação como a pedra fundamental para uma formação contínua da criança, alicerçada, como tem sido até agora na observação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e nas leis Federais que regem o sistema de ensino.
Esta é uma proposta elaborada com a contribuição integrada dos profissionais da educação comunidade e organismos oficiais.
O maior interesse ao se fazer esta proposta é organizar e criar condições para que a criança construa conhecimentos sobre conteúdos e valores permitindo-lhes concretizar seu avanço através de ações reais, usando para isso, atividades integradas, relacionadas entre si e nas
diferentes áreas de estudo visando os diversos níveis alcançados pela criança, lembrando-se, que em nossa comunidade/sociedade há uma enorme variedade de formas culturais, pois esta é formada de grupos sociais distintos.
Procurando atender e abranger todos esses grupos sociais é que foi elaborado este documento, ressaltando o principal papel da Escola e de seus educadores que é em síntese estabelecer relações, fazer pensar e refletir, levantar e confrontar hipóteses, além de oportunizar a interação dos grupos, compreender a realidade, desenvolver na criança capacidades e habilidades para atuar no meio em que vive.
Com o adento das Leis Federais 11.274 de 06/02/06
e 11.494 de 20/06/07, parecer 284/06 de 28/03/06 e parecer
80/07 do CEE/MG esta proposta busca o fortalecimento e para
a construção da sua identidade e autonomia.

Justificativa
Este processo visa poder alicerçar o conceito e a prática da cidadania e da solidariedade que
sustentam os valores éticos e morais defendidos e ao mesmo tempo, exigidos, pela sociedade na formação do caráter do indivíduo.
Não há dúvidas de que a Educação tem tido grande contribuição nessa formação e por meio dela as crianças aprendem desde cedo, princípios básicos de fundamental importância para sua vivência e convivência com o outro o que tende a provocar um amadurecimento psíquico e social estimulando-a a interagir no meio em que vive.
Com todos os desafios sociais aos quais estamos sujeitos é imprescindível incentivar as crianças a serem críticas e criativas, participando ativamente das variadas situações do dia-a-dia.

Missão da Escola
A Escola Municipal Maria Santana tem como missão utilizar critérios racionais quanto a organização de ações a serem desenvolvidas visando chegar ao objetivo de aprofundar conceitos articulando com o corpo docente, pais e comunidade, a interação com
nossos alunos no processo de construção do conhecimento e valores.
A principal missão é colocar em prática o que se quer fazer e o que se pode fazer em função da
criança com a qual se trabalha, estimulando-a descobrir suas potencialidades e habilidades.
A Educação segundo a LDB (Lei 9394/1996), tem como finalidade "O desenvolvimento Integral da Criança...", sendo assim faz-se necessário que todos os atos normativos do sistema de ensino e as ações a ele interligadas sejam cumpridos, visando o bem estar e aprendizagem da criança, que é o objetivo maior nesse processo.

Diagnóstico
A Escola Municipal "Maria Santana", localizada na Sede do Distrito de Vilanova, neste município, atende uma clientela de baixa renda, filhos de bóias-frias, meeiros e desempregados que em alguns casos, tem como única refeição, a merenda escolar.
Seu corpo docente é constituído por professores habilitados, graduados e pós-graduados, com habilidades inerentes à função.
O prédio locado, devidamente adaptado, encontra-se mobiliado adequadamente, com equipamentos e materiais necessários.
Nota-se uma melhoria na qualidade do ensino bem como da aprendizagem com a separação das turmas para este prédio.
As maiores dificuldades encontradas são a falta de assistência dos pais, ou seja, pouca participação na vida escolar dos filhos, carência de materiais, afetivos e sociais.
O ano escolar 2007 foi iniciado com 206 alunos, houve transferência por motivo de habitação, poucas evasões, mas recebemos outros alunos.
Podemos concluir afirmando que temos uma escola alegre, com qualidade e dinamismo para os dias atuais.

Educação Infantil/Curriculo/ Equipe de Trabalho/Eventos /Projetos /Calendário de Atividades



Eventos do EMEI

EventosFevereiro

Muito Prazer (Escola/ Eu a Criança)Abril: Eu e minhas relações · Escola· Família· Comunidade

Maio:· Mãe· Cantigas de Ninar e Roda· Alimentação, Café.

Junho: Festa Junina

Julho: NaturezaEventos realizados no 1º semestre·

Palestra para os discentes e a família (Assunto: Higiene)· Comemoração do Dia das Mães (Musical e apresentações dos alunos) 07/05· Comemoração do Dia da Páscoa (Com teatro para os alunos)·

Festa Junina 07/06/09· Feira Cultural: “Maneira Lúcida de Ensinar 12/07/09·

Exposição Cultural: Mãozinhas que Criam 03/07




















A Nossa História

No porão daquela casa, de Dª. Fany, que em 1962, funcionou a primeira escola, de nome Escola Combinadas do Córrego de São Roque.Espalhou- se a notícia da escola!O pequeno porão não acomodava tantos alunos. Sendo assim a escola passou a ser na casa de apenas dois cômodos, onde vivia os empregados de Dª. Fany.A pequena casa abrigava os alunos de 1ª, 2ª e 3ª série.No ano de 1972 a prefeitura fundou a Escola Municipal Benedito Valadares, um pouco maior, no total de duas salas de aula, cantina e um pequeno refeitório, abrigando os alunos de 1ª á 4ª série. Passou a funcionar no ano de 1973.Algumas professoras que fizeram parte dessa história:Margarida PaixãoIvoneMaria ApolináriaAna Maria (In memorian)Com o passar do tempo, a população da nossa região aumentou, a escola não acomodava todos os alunos, sendo assim o estado teve a iniciativa de construir uma escola maior, que acomodasse todos os alunos.Joaquim Ubaudino foi uma figura muito importante na construção da escola, pois foi ele quem doou o terreno.Em 1995 a escola já estava pronta e funcionando. Um prédio de dois andares, localizado na Rua José Adolfo Assad com o nome Escola Estadual de Vila nova. Três anos depois a Escola mudou de nome e passou a se chamar Escola Municipal de Vila Nova.Atualmente a escola comporta os alunos do fundamental e no segundo endereço da Escola Estadual Eloy Werner, no total de 1300 alunos, nos turnos: matutino, vespertino e noturno.Objetivo GeralProporcionar à criança condições de ampliação de suas experiências, partindo do seu saber,dando-lhe oportunidade de compreensão do mundo em que vive.Objetivos específicos.Linguagem oral e escrita: possibilitar condições para que os alunos aperfeiçoem sua comunicação e expressão em diversas formas e vários gêneros.Matemática: possibilitar os conhecimentos bascos da matemática como ferramentas necessárias ao seu cotidiano.Identidade e Autonomia: ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança,identificando cada vez mais sua limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas.Movimento: possibilitar o desenvolvimento das capacidades expressivas e instrumentais do movimento buscando apropriação corporal pelas crianças de forma que possam agir com d=cada vez mais intencionalidade.Música: explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.Artes Visuais: interessar-se pelas próprias produções, pelas de outros crianças e pelas diversas obras artísticas.Natureza e Sociedade: interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias.



Professores da Educação Infantil

Emei Maria Santana

2º Período
Maria do rosário Silva Mendes
Elisangela Maria Silva Ferreira
Monica Aparecida Santiago Rocha
Maria Aparecida Fernandes Dutra
Bernadete da silva Dutra

1º Período

Joana Darck de Aquino Lopes
Renata de Souza Monteiro
Geanine Mary
Ilza Carla Pinel
Eventual
Maria do Rosário Barros Fernandes
Elaine Rita de Carvalho do Carmo

Coordenadora: Luciane de Souza Campos

Serventes Escolares
Débora Berbert
Rosely da Silva
Helena Jerônimo Dias
Eliane Aparecida Silva
Sueli Parecida Dutra

Ensino Fundamental/Objetivos

Objetivo Geral

Proporcionar à criança condições de ampliação de suas experiências, partindo do seu saber,dando-lhe oportunidade de compreensão do mundo em que vive.Objetivos específicos.Linguagem oral e escrita: possibilitar condições para que os alunos aperfeiçoem sua comunicação e expressão em diversas formas e vários gêneros.Matemática: possibilitar os conhecimentos bascos da matemática como ferramentas necessárias ao seu cotidiano.Identidade e Autonomia: ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança,identificando cada vez mais sua limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas.Movimento: possibilitar o desenvolvimento das capacidades expressivas e instrumentais do movimento buscando apropriação corporal pelas crianças de forma que possam agir com d=cada vez mais intencionalidade.Música: explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.Artes Visuais: interessar-se pelas próprias produções, pelas de outros crianças e pelas diversas obras artísticas.Natureza e Sociedade: interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias.

Ensino Fundamental/Equipe

Ensino Fundamental/Avaliação critérios de acordo com o regimento escolar,promoção e recuperação

Ensino Fundamental/Horário/Eventos/Projetos de acordo com PPP



Feira Cultural 2009